Fitch afirma ratings de subsidiárias da Enel Brasil

Em: 26/09/2018 às 08:26h por

A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou em ‘BBB-‘ e em ‘BB+ os ratings de Longo Prazo em Moedas Local e Estrangeira da Eletropaulo. Ao mesmo tempo, a agência classificou em ‘AAA(bra)’ o Rating Nacional de Longo Prazo da distribuidora paulista e de duas outras subsidiárias, Enel Rio e Ceará, todos com Perspectiva Estável.

A avaliação reflete o forte vínculo com a controladora Enel Americas, haja visto que as subsidiárias relevantes da Enel Brasil estão incluídas nas cláusulas de inadimplência cruzada da dívida mantida pelo acioninsta controlador, que também possui histórico de concessão de empréstimos mútuos substanciais, aumentos de capital e garantias prestadas às empresas brasileiras, incluindo os R$ 8,7 bilhões do empréstimo-ponte levantado por estas para financiar a aquisição da Eletropaulo (R$ 7,1 bilhões) e R$ 1,5 bilhão de capital nela injetado.

A Fitch considera o aumento de capital e a garantia da Enel Brasil aos R$ 3,0 bilhões da recente emissão de debêntures positivos para o perfil de crédito individual da Eletropaulo, já que o montante será utilizado para financiar o plano de investimentos da companhia e contribuirá para a melhora de sua flexibilidade financeira.

Fonte: Canal Energia