Estudo mostra que subsídios impedem aumento da eficiência energética e produtividade na indústria

Estudo mostra que subsídios impedem aumento da eficiência energética e

Em: 21/09/2018 às 07:40h por

Se por um lado a concessão de subsídios, isenções fiscais e créditos trouxe mais players para o setor industrial, por outro eles fizeram com que a eficiência energética e a produtividade na área não crescessem. Estudo feito pela Climate Policy Iniciative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio concluiu que há uma relação entre as eficiências energética e produtiva e que a variação de 2003 a 2015 foi pequena, em função de benefícios concedidos. “Há uma melhora na utilização de recursos dentro das empresas, porém aumentou a participação de mercado das firmas menos eficientes, tanto em termos energéticos quanto produtivo”, afirma Amanda Shutze, pesquisadora sênior do CPI e líder da agenda de pesquisa de energia.

Ainda segundo ela, esse aumento no número de indústrias pouco eficientes na seara energética levou a perda de mercado das mais eficientes. Esse panorama acaba por deixar o Brasil na parte de baixo de rankings de eficiência energética e mal na comparação com outros países. “Apesar das condições do ambiente econômico propiciarem essa eficiência dentro das indústrias, essas mesmas condições têm reduzido participação de mercado das mais eficientes”, avisa. O estudo observou 106 setores da indústria extrativa de transformação.

Fonte: Canal Energia