Enel aparece no índice Dow Jones pelo 15º ano consecutivo

Em: 19/09/2018 às 08:48h por Canal Energia

Pelo décimo quinto ano consecutivo, a Enel foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World). A subsidiária espanhola da Enel, Endesa, também foi confirmada na edição deste ano, marcando o décimo oitavo ano consecutivo da empresa. A Enel e a Endesa são duas das oito empresas admitidas no índice em nível global na categoria do setor de serviços públicos. Além disso, a subsidiária sul-americana do Grupo, Enel Américas, foi classificada pela primeira vez no Índice Dow Jones de Sustentabilidade dos Mercados Emergentes e Índice Dow Jones de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance, bem como no Índice Dow Jones de Sustentabilidade Chile pela segunda vez consecutiva, enquanto a subsidiária chilena Enel Chile foi incluída nos três índices pela primeira vez.

Para Francesco Starace, CEO da Enel, a permanência no ranking é mais um endosso da sustentabilidade incorporada no modelo de negócios da companhia. “Essa sustentabilidade é especialmente importante no cenário desafiador, competitivo e em constante mudança de hoje”, afirmou. “A Enel continua a liderar a transição energética, aproveitando todas as oportunidades oferecidas pelas energias renováveis, a digitalização e as soluções avançadas de energia, maximizando assim o valor compartilhado para todos os nossos stakeholders”, completou o CEO.

A empresa se destacou especialmente de acordo com os critérios destinados a avaliar o desempenho das concessionárias de energia elétrica na condução da transição para um modelo energético de baixo carbono. Com esse objetivo, o forte compromisso com o desenvolvimento de energia renovável, o estímulo à digitalização do setor e o lançamento de soluções inovadoras e sustentáveis para antecipar a necessidade de clientes globais foram algumas das principais práticas recomendadas que contribuíram para essa conquista.

A Enel também se destacou em outros critérios focados na avaliação de práticas responsáveis de gestão de negócios, como ética nos negócios, gerenciamento ambiental, segurança cibernética, gerenciamento da cadeia de suprimentos, engajamento de stakeholders e cidadania corporativa. Por fim, o índice reconheceu o compromisso da companhia em promover transparência e responsabilidade no desempenho social e ambiental.

Além deste índice, o Grupo está listado em outros índices líderes de sustentabilidade, como o FTSE4Good Index, o Euronext Vigeo Indices, os índices STOXX Global ESG Leaders, o Carbon Disclosure Leadership Index e o Índice de Diversidade e Inclusão Thomson Reuters.

A liderança em sustentabilidade da corporação, reconhecida por esses índices, está atraindo cada vez mais a atenção dos investidores da ESG, cuja participação na empresa cresce constantemente, representando mais de 8,6% do capital social do Grupo em 31 de dezembro de 2017, com um aumento de 46% em relação a 2014.

O longo histórico de inclusão da concessionária nos principais índices de sustentabilidade do mundo deve-se a uma estratégia abrangente em toda a gama de partes interessadas. A empresa colocou a sustentabilidade e a inovação no centro da estratégia para enfrentar alguns dos desafios energéticos mais importantes.