Projeto para combater fraudes energéticas recebe apoio do BNDES

Em: 14/09/2018 às 08:57h por Canal Energia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 4,65 milhões à CAS Tecnologia para desenvolvimento de uma rede neural que identifique fraudes, furtos e erros nas medições dos recursos energéticos. O apoio ocorre no âmbito do Fundo Clima – cidades sustentáveis e mudanças climáticas e representa 80% do valor total do projeto (R$ 5,8 milhões).

A CAS Tecnologia é especializada em soluções de engenharia, automação e telemetria, com foco na gestão de medição de energia elétrica para as distribuidoras regionais do Brasil. A empresa também desenvolve sistemas, projetos de backups corporativos, certificação digital e hardwares. A CAS monitora o consumo de cerca de metade de toda a energia elétrica do país, e o projeto em questão busca pesquisa e desenvolvimento de soluções eficientes para esta atividade.

O Fundo Clima é destinado a projetos de Mobilidade Urbana, Cidades Sustentáveis, Resíduos Sólidos, Energias Renováveis, Máquinas e Equipamentos Eficientes e outras iniciativas inovadoras. O objetivo é financiar produções e aquisições com altos índices de eficiência energética ou que contribuam para redução de emissão de gases de efeito estufa. Podem ser financiados máquinas e equipamentos cadastrados no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) ou com o selo Procel; sistemas geradores fotovoltaicos, aerogeradores até 100 kW, motores movidos a biogás, inversores ou conversores de frequência e coletores/aquecedores solares; ônibus e caminhões elétricos, híbridos e outros modelos com tração elétrica; e ônibus movidos a etanol.

Os limites do Fundo Clima alcançam 80% dos itens financiáveis, podendo chegar a R$ 30 milhões a cada 12 meses por beneficiário.