Leilão contrata R$ 7,8 bi em investimentos

Em: 03/09/2018 às 08:19h por

O atraso de quase sete horas para começar não afetou o interesse dos investidores no leilão A-6 realizado na sexta-feira, que contratou 2,1 gigawatts (GW) de potência em projetos de geração de energia com previsão de entrada em operação em 2024.

Ao preço médio de R$ 140,87 por megawatt-hora (MWh), o leilão movimentou R$ 23,67 bilhões em contratos, envolvendo investimentos estimados em R$ 7,8 bilhões. Segundo informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o deságio médio de 46,89% vai possibilitar uma economia de R$ 20,9 bilhões aos consumidores durante a vigência dos contratos.

Por pouco, o leilão não precisou ser remarcado. Uma decisão do Tribunal Federal Regional da 2ª Região (TRF2) suspendeu o certame na noite de quinta-feira, no contexto de uma ação movida pela empresa Energy Power Partners (EPP), que concorreu com uma termelétrica a gás natural liquefeito (GNL) de 1.200 MW - e não foi vitoriosa. Alegando um erro da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no cadastramento do projeto, a EPP foi à Justiça e conseguiu uma liminar para participar do certame. A EPE recorreu, e o presidente do TRF2, desembargador André Fontes, decidiu suspender o leilão, por entender que outros empreendedores poderiam ter direito a fazer ajustes nos projetos habilitados.

Fonte: Valor Econômico