Novos contratos podem trazer mais risco a projetos eólicos no Brasil, diz Fitch

Novos contratos podem trazer mais risco a projetos eólicos no Brasil,

Em: 31/08/2018 às 07:44h por

A agência de classificação risco Fitch publicou um relatório informando que os novos contratos para energia eólica no leilão A-6/2018 podem trazer mais risco aos projetos eólicos no Brasil. No fim de 2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começou a mudar os PPAs (Power Purchase Agreements – contratos de compra e venda de energia) de projetos eólicos regulados. Tais alterações deixam os contratos mais alinhados àqueles de mercados internacionais mais maduros.

A Aneel considera que a fonte eólica se tornou uma fonte viável e que os participantes do mercado estão prontos para assumir mais riscos. O primeiro passo dado pela Aneel nesse sentido ocorreu no leilão de dezembro de 2017, quando os PPAs deixaram de contemplar o mecanismo quadrienal de ajuste de energia gerada. Em outro passo, a agência reguladora alterou os PPAs de fonte eólica para quantidade, em vez de disponibilidade, o que implica em que os projetos assumam todos os riscos relacionados à geração de energia.

Fonte: Canal Energia