Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Sistema de crédito pode ser risco ao avanço da microgeração de energia

Sistema de crédito pode ser risco ao avanço da microgeração de energia

Em: 29/08/2018 às 08:15h por

O desenvolvimento da microgeração no Brasil continua enfrentando obstáculos de regulação. Os próprios entes da federação não chegam a um consenso sobre a venda de excedentes de energia, essencial para a expansão do setor.

“A venda de excedentes ajudaria a criar um ambiente favorável para os negócios. Hoje, a geração distribuída só tem a possibilidade de compensação. Porém, há um temor por parte da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] de que os estados poderiam retirar o benefício do ICMS [Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] para energia produzida por fontes renováveis”, declarou o presidente executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abracel), Reginaldo Medeiros, em evento realizado nesta terça-feira (28).

O modelo atual permite que a micro e minigeração distribuída, realizada pelo próprio consumidor por meio de fontes renováveis, apenas forneçam o excedente de energia para as distribuidoras em troca de uma compensação sobre o consumo. “A permissão da venda de excedentes traria um ambiente de negócios mais atraente para investimentos. É algo que a Abracel propõe há algum tempo”, afirma Medeiros. Além dessa alteração, ele considera fundamental a aprovação do projeto de lei que trata da reforma do setor. “É indispensável concluir o processo de reforma. Estão ocorrendo transformações em outros países que logo chegarão ao Brasil com muita intensidade. Inovações podem chegar mais facilmente se for construído um ambiente favorável. Acredito que o PL pode ser aprovado após o 2º turno das eleições”, projeta.

Fonte: DCI