Primeiro sistema de armazenamento de energia do Brasil entra em operação

Primeiro sistema de armazenamento de energia do Brasil entra em operaç

Em: 29/08/2018 às 08:14h por

A Usina Hidrelétrica de Bariri, da AES Tietê, foi palco da apresentação do primeiro projeto brasileiro de armazenamento de energia por baterias de lítio implementado junto a uma usina hidrelétrica de grande porte, conectado ao Sistema Interligado Nacional.

O objetivo do projeto foi testar as principais funcionalidades de um sistema de armazenamento de energia, como, por exemplo,suporte à rede no horário de pico e serviços auxiliares e sua efetividade para postergar investimento e integração com geração intermitente (como solar e eólica). . .

A usina tem capacidade de estocar 161,4 kW – expansível para 1 MW – em baterias de íons de lítio.

Alinhada à estratégia global da empresa de reduzir a sua pegada de carbono em 25% até 2020 e, em 50% até 2030, a companhia adicionou 2,3 GW de renováveis ao portfólio de ativos e no Brasil, no último ano.

Fonte: Ambiente Energia