Governo estuda abater débito de energia da dívida da Venezuela

Em: 28/08/2018 às 08:49h por

A área econômica do governo trabalha na tentativa de fazer um “encontro de contas” entre Venezuela e Brasil para evitar que o país vizinho suspenda o fornecimento de energia para Roraima—único estado que não está interligado ao sistema elétrico brasileiro. De um lado, a Eletrobras deve R$ 135 milhões aos venezuelanos e tem dificuldades operacionais para pagar a dívida devido a sanções dos Estados Unidos contra Caracas, que impedem transações de bancos estrangeiros com o país. De outro, a Venezuela deve quase R$ 1 bilhão ao Brasil de operações de comércio exterior que não foram pagas e tiveram de ser honradas pelo Tesouro Nacional. Segundo fontes da equipe econômica, a ideia é abater o crédito ao qual a Venezuela tem direito do valor devido pelo país ao Brasil.

O prazo dado pela Venezuela para quitar a dívida vence no início de setembro. Porém, bancos brasileiros não estão conseguindo repassar o dinheiro para instituições indicadas pelos venezuelanos. As negociações para fazer o encontro de contas são difíceis e podem demorar por pelo menos mais duas semanas.

Fonte: O Globo