Agentes discutem usinas com reservatórios de água

Em: 27/08/2018 às 08:08h por

O Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) promoverá um evento em Brasília, nesta terça-feira, 28 de agosto, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em defesa das hidrelétricas dotadas de reservatórios de acumulação de água. Segundo os empreendedores das barragens, com base em um documento elaborado em São Paulo, no mês de maio, “o Brasil sempre foi um País responsável e inovador na área de recursos hídricos. Domina toda a tecnologia e fases para o desenvolvimento de empreendimentos hidráulicos com parque industrial consolidado. A falta de discussão, alguma desinformação e limites de investimento aumentaram o risco hídrico, gerando um sistema cada vez mais hidrotérmico. A falta de recursos coloca hoje a indústria e a construção nacionais em risco, podendo emigrar do Brasil, aumentando importação de tecnologia, equipamentos e combustíveis, expostos ao custo das variações cambiais”.

Várias associações envolvidas com a construção de barragens de diferentes tamanhos estão participando da organização do evento, que tem um caráter político e pretende sensibilizar candidatos à Presidência da República para que seja dada a devida atenção ao problema causado, nos últimos anos, pela construção de hidrelétricas dotadas de reservatórios muito reduzidos, em nome da defesa do meio ambiente.

Fonte: Paranoá Energia