Cresce presença de multinacionais em energia

Em: 23/08/2018 às 08:54h por

O setor elétrico brasileiro registrou mais de 15 operações de fusões e aquisições desde 2016, que totalizaram quase R$ 86,2 bilhões em valor de empresa. Desse total, 95,2% - ou R$ 80,5 bilhões - representaram aquisições em que o capital comprador foi de origem estrangeira. Ainda sobre o total, estrangeiras estatais responderam por 81,3%, seguidas por estrangeiras privadas (13,9%). Companhias privadas nacionais preencheram apenas 2,2% desse valor. O restante é relativo à participação de parcerias entre empresas privadas nacionais e estrangeiras.

Os dados fazem parte de estudo inédito elaborado pelo Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV e que será lançado hoje, em São Paulo. Além da constatação do movimento de concentração do setor de energia elétrica do país nas mãos de poucos grupos, uma das preocupações levantadas pelo trabalho é com relação aos efeitos dessa consolidação na competitividade e eficiência do mercado.

Fonte: Valor Econômico