Abertura do mercado de energia entra na agenda das eleições

Em: 22/08/2018 às 08:51h por

A ideia de um mercado de energia livre começa a fazer parte da agenda de governo de candidatos a presidente da República. Chapas de diferentes partidos e até ideologias políticas distintas indicaram um discurso em comum sobre a abertura do mercado livre. De um total de oito candidatos convidados cinco representantes compareceram ao evento promovido pela Associação dos Comercializadores de Energia, desses, três vices – Katia Abreu, Paulo Rabello e Eduardo Jorge –, João Amoedo, e Maurício Tolmasquim, pelo PT. Convidados, os candidatos Henrique Meirelles, (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) não compareceram nem mandaram representantes.

As apresentações começaram pela candidata a vice-presidente Kátia Abreu (PDT) que disputa o pleito ao lado de Ciro Gomes (do mesmo partido). Ela destacou em seu discurso que o mercado livre é um caminho natural e que é a tendência mundial. “Até mesmo do ponto de vista semântico da palavra, ser livre é mais interessante do que o cativo”, ressaltou. E ainda, relatou que o Brasil ainda é um país muito fechado, que precisa de mais abertura e liberdade econômica. Mas, indicou ainda a necessidade de discutir três pontos principais nesse sentido, o principal deles e que toou mais tempo de sua apresentação foi a remuneração dos investimentos em transmissão e distribuição.

Ela admitiu ter pouco conhecimento sobre o tema energia elétrica mas mostrou interesse sobre o status dos projetos que tramitam atualmente na Câmara. Mas, pontuou, no fim o que se deseja para o país é um preço de energia mais baixo para todos os consumidores.

Fonte: Canal Energia