Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Plano prevê regras mais brandas para produção com carvão

Plano prevê regras mais brandas para produção com carvão

Em: 22/08/2018 às 08:51h por

O governo de Donald Trump divulgou ontem detalhes das novas regras antipoluição para usinas de energia que funcionam a carvão. A Casa Branca admite que o plano aumentará as emissões de carbono e pode causar 1.400 mortes por ano.

A proposta, chamada Energia Limpa Acessível (ACE, na sigla em inglês), substitui o Plano de Energia Limpa, de Barack Obama, que acelerou o fechamento de usinas a carvão ao impor metas de redução de dióxido de carbono e incentivos para energias mais limpas, como a eólica e a solar.

A nova proposta, divulgada pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, em inglês), prevê menos interferência para forçar usinas a carvão a aumentar sua eficiência e permitirá que continuem ativas por mais tempo.

Funcionários do governo disseram que o plano de Obama forçou ilegalmente as usinas de eletricidade a usar fontes de energia limpa. Segundo eles, o novo plano proporcionará os benefícios buscados por Obama, mas pela via legal, dando mais flexibilidade aos Estados.

“Esta nova proposta regulamenta e dá aos Estados a certeza de que precisam para continuar no rumo do progresso ambiental, ao mesmo tempo em que atende aos objetivos do presidente Trump para o domínio da energia”, disse Andrew Wheeler, secretário em exercício da EPA.

Fonte: O Estado de S. Paulo