Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Plano de universalização no Pantanal Sul Matogrossense é aprovado pela Aneel

Plano de universalização no Pantanal Sul Matogrossense é aprovado pela

Em: 14/08/2018 às 08:58h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a revisão do plano de universalização rural da Energisa Mato Grosso do Sul na região do Pantanal Sul Matogrossense e estabeleceu 2021 como prazo limite para atendimento à população daquela região do estado. O programa prevê o atendimento a 2.167 unidades consumidoras, com a instalação de sistemas de geração individual fotovoltaica em Mato Grosso do Sul. O estado é atendido pela Energisa MS.

Os consumidores incluídos no plano estarão fora da rede da distribuidora, que poderá solicitar o enquadramento das microrregiões de Paiaguás, Nhecolândia e Nabileque como regiões remotas de sistemas isolados. Com isso, ela terá direito ao ressarcimento parcial dos custos de instalação, manutenção e operação dos sistemas por meio da Conta de Consumo de Combustíveis.

O processo de reconhecimento para repasses da CCC não prejudica o cronograma de atendimento ou a cobertura de custos pelo Programa Luz para Todos. Pelos cálculos da Aneel, o programa teria impacto de 4,9% nas tarifas da distribuidoras. Para o diretor Tiago Correia, que relatou o processo, só por esse cálculo já faz sentido o uso de recursos do Luz para Todos.

Fonte: Canal Energia