Setor quer substituir óleo por gás no Nordeste

Em: 13/08/2018 às 09:09h por

Já prevendo o insucesso de grandes usinas termelétricas no leilão A-6 do fim deste mês, o setor está se movimentando para tentar viabilizar a substituição de usinas termelétricas antigas a óleo combustível do Nordeste, mais caras e poluentes, por novos projetos a gás natural.

Um estudo preparado pela Thymos Energia a pedido da Associação Brasileira Geradoras Termelétricas (Abraget) aponta que, se as usinas a óleo tivessem sido substituídas por novas unidades acionadas a gás natural entre 2012 e 2015, o consumidor teria obtido uma economia de R$ 6 bilhões por ano, evitando custos decorrentes da geração das usinas mais caras, da exposição ao risco hidrológico e também com encargos.

De acordo com o estudo, a substituição também evitaria que os reservatórios das hidrelétricas tivessem enfrentado a situação crítica dos últimos anos, que resultou em seu esvaziamento. Como as térmicas a gás têm custo mais baixo, seriam despachadas com maior frequência do que as a óleo, poupando a água das barragens que abastecem as usinas hidrelétricas.

O Valor apurou que a proposta de realização de um leilão para contratação de termelétricas a gás natural foi apresentada na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), há duas semanas. Na ocasião, porém, o colegiado não aprovou a medida de imediato e determinou a realização de estudos mais aprofundados sobre a necessidade de implantação de termelétricas no Nordeste.

Fonte: Valor Econômico