Após uma década eólica tem desafios para enfrentar e crescer

Em: 10/08/2018 às 09:12h por

Mesmo depois de cerca de uma década de presença mais massiva no Brasil a fonte eólica possui muitos desafios a serem enfrentados. Entre estes fazem parte a questão da operação do sistema ao passo que a fonte avança em sua participação na matriz elétrica, a modelagem para a efetiva expansão no mercado livre, as opções e as tecnologias para o que é chamado de hibridização da fonte, aprimoramento da medição dos ventos e da previsibilidade da geração e outros diversos somam-se ao que está mais próximo de ser vivenciado pelo segmento: a contratação por quantidade e não mais por disponibilidade. São temas que permeiam os próximos anos do setor que deverá alcançar o segundo lugar entre as formas de geração de energia no país já no ano que vem.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Energia Eólica, Renato Volponi, o Brasil vive um momento primordial para que possa realmente alcançar os compromissos assumidos ainda na COP-22, em Paris, de aumento das fontes renováveis não hídricas em sua matriz elétrica. Mesmo sendo um país que possui um posicionamento diferenciado ainda há muito a se fazer.

Fonte: Canal Energia