No Brasil, aposta no setor de energia

Em: 09/08/2018 às 08:59h por

A China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil em 2009. Desde então, manteve-se na liderança — e sempre com aportes crescentes. No século 21, os investimentos chineses no mercado brasileiro cresceram quase 3.000%. Segundo dados do Ministério do Planejamento, no período entre 2003 e junho de 2018, a nação da Marulha injetou US$ 54 bilhões em pelo menos 100 projetos diferentes. No primeiro semestre, os investimentos da China confirmados no Brasil alcançaram US$ 1,343 bilhão, ou quatro vezes acima do volume contabilizado no mesmo período do ano passado.

Os dados do ministério revelam que 84% dos investimentos chineses estão concentrados em três frentes: energia, óleo e gás e mineração. Na área de energia, ninguém é capaz de rivalizar com o país asiático. No início de 2017, a State Grid, maior empresa do setor elétrico do mundo, pagou R$ 14 bilhões pelo controle da CPFL. Também no ano passado, a State Power Investment, quinto maior grupo de energia da China, venceu o leilão de concessão da hidrelétrica de São Simão, da Cemig, por R$ 7,18 bilhões.

Há muitos outros exemplos. As maiores petrolíferas chinesas estão presentes no Brasil. Há três anos, a China National Petroleum, a Sinopec e a China National Offshore Oil se associaram à anglo-holandesa Shell e à francesa Total para explorar o campo de Libra, a maior descoberta do pré-sal brasileiro, na Bacia de Santos, a 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

Fonte: Correio Braziliense