A-6: preços menores devem proporcionar deságios mais baixos

Em: 07/08/2018 às 07:34h por

A redução dos preços teto para o leilão A-6, agendado para o dia 31 de agosto, não deve ser visto como um empecilho para a competitividade do certame. Até porque o volume de projetos cadastrados deverá ser, novamente, significativamente acima da demanda declarada pelas distribuidoras. Mas um fato deverá se comprovar: os contratos deverão estar mais caros, uma vez que resultados como da eólica do ano passado não devem ser considerados como referência de mercado.

Na avaliação da diretora da Thymos Energia, Thaís Prandini, os deságios deverão apresentar menor elasticidade. O que deverá levar ao resultado de um valor mais elevado nos contratos. Ela lembrou que para as térmicas houve um aumento no capex o que deve apertar a margem de desconto no leilão. A novidade da eólica no certame, de mudar a forma de contratação de disponibilidade por quantidade deverá ser o driver do aumento de preços da energia. Isso porque essa mudança altera a forma de obtenção de financiamento dos investidores.

“Não deveremos ver os preços mais baixos que tivemos no último leilão. Acho que será de mais de R$ 100/MWh, em minha opinião o justo seria de R$ 125/MWh, mas com a concorrência é possível que fique abaixo desse patamar, mas acima de R$ 100”, indicou.

O palpite da consultoria é de que esse leilão deverá agregar cerca de 1 GW médio de contratos. E se houver mesmo o leilão de térmicas que vem sendo aventado no mercado é capaz que a eólica seja privilegiada à luz do que ocorreu no A-4 desse ano com a solar. E assim, as térmicas de menor porte poderiam ser mais competitivas nessa disputa do final de agosto, pois grandes usinas são mais eficientes, mas com risco muito maior.

Fonte: Canal Energia