Mercado discute preço horário mas não esconde preocupação

Em: 03/08/2018 às 08:56h por

Há muitos anos, o sistema elétrico brasileiro calcula os preços em base semanal, considerando três patamares de carga em cada submercado. A partir de janeiro de 2020, o preço passará a ser calculado em base horária e todos os agentes começam a se preparar para as mudanças. Mas o que se observou nesta quarta-feira, 1º de agosto, em um workshop organizado pelas associações Apine e Abraceel, com apoio da Aneel, é que por enquanto está todo mundo meio perdido, o que é mais ou menos natural considerando as circunstâncias.

Sem dúvida, existem boas intenções e disposição para enfrentar o desafio da parte de geradores, comercializadores, consultores e agentes institucionais, mas a perspectiva dessa mudança histórica, hoje, já é suficiente para provocar um frio na barriga e o aumento antecipado do estresse. “O grau de complexidade dessa iniciativa exige prudência”, argumentou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.

Rufino também disse que, como muita gente aliás alegou durante o workshop, o Brasil já está muito atrasado em relação a essa prática, que já é comum em vários países. Ele garantiu que a Aneel vai internalizar a questão e que será aperfeiçoada a proposta original (a qual previa a entrada em operação do preço diário a partir de janeiro de 2019, mas que por decisão do Governo foi postergada para janeiro de 2020).

Fonte: Paranoá Energia