Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Grupo chinês tem desafios em hidrelétricas

Grupo chinês tem desafios em hidrelétricas

Em: 02/08/2018 às 08:21h por

Quando a China Three Gorges (CTG) arrematou o complexo hidrelétrico de Jupiá e Ilha Solteira, no fim de 2015, não imaginava os desafios que teria pela frente. Passados dois anos da transferência do controle das usinas, que custaram R$ 13,8 bilhões em bônus pelas outorgas, a chinesa ainda esbarra em surpresas na operação das duas hidrelétricas que, juntas, somam cerca de 5 GW, quase metade da potência de Belo Monte.

Na época, o investimento foi considerado vantajoso. Por não encontrar concorrentes com capital disponível para uma oferta, a CTG deu um lance sem deságio, garantindo o recebimento de uma receita anual de geração (RAG) de R$ 2,38 bilhões. O montante representa uma receita pela gestão dos ativos, acrescida do retorno da bonificação pela outorga. Outra vantagem é que 70% da garantia física das usinas está no regime de cotas, livre de exposição ao risco hidrológico.

A chinesa tinha feito diligência nos ativos e sabia que havia necessidade de grandes investimentos. O problema foi a urgência de implementação das reformas.

Fonte: Valor Econômico