Paradas preventivas serão comunicadas com antecedência pela Petrobras

Em: 02/08/2018 às 08:20h por

A Petrobras deverá comunicar com antecedência ao Ministério de Minas e Energia paradas preventivas de plataformas e gasodutos que possam ter impactos sobre a operação do setor elétrico. A medida foi discutida nesta quarta-feira, 1º de agosto, na reunião mensal do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, após a discussão envolvendo a parada para manutenção da plataforma de Mexilhão.

O ministro Moreira Franco chegou a anunciar na ultima segunda-feira, 30 de julho, que iria solicitar à estatal o adiamento da manutenção da plataforma, que resultou na paralisação de usinas termelétricas a gás. Moreira Franco mudou de ideia após encontro na terça-feira, 31, com o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro. O executivo apresentou razões técnicas para justificar porque não seria possível postergar a parada temporária da instação.

Em nota divulgada após a reunião de hoje do CMSE, o ministério informou que a estatal foi convidada a participar das reuniões mensais do Comitê. Em anos recentes, no entanto, o próprio governo afastou a Eletrobras dos encontros mensais do colegiado, após chegar à conclusão que não havia justificativa para a participação da empresa nessas reuniões.

Fonte: Canal Energia