Aneel aprova leilão com novo contrato para eólicas

Em: 01/08/2018 às 08:47h por

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o edital do Leilão A-6, que inaugura a contratação de energia eólica na modalidade por quantidade - em vez da oferta por disponibilidade. Com a mudança, o empreendedor assume o risco de não produzir o montante de energia definido na contratação dos projetos.

O leilão, voltado novos empreendimentos de geração, está marcado para 31 de agosto. Também será negociada a energia de fonte hídrica e termelétricas que operam com a queima de biomassa, carvão mineral e gás natural.

O governo considera que a contratação da fonte eólica por quantidade é justificada pela maturidade alcançada pelo segmento nos últimos anos. Técnicos da Aneel avaliam que o problema causado pela sazonalidade na produção de energia pelos ventos poderá ser contornado especialmente pelos grupos já consolidados no mercado de renováveis - por já contarem com grande volume de energia entregue ao sistema, poderiam compensar as baixas pontuais na produção dos novos projetos sem maiores dificuldades.

Fonte: Valor Econômico