BNDES estima aportes de R$ 1 bi em PPPs de iluminação

Em: 01/08/2018 às 08:47h por

Uma das prioridades atuais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na relação com os municípios são os projetos de iluminação pública. Nesse segmento, o município pode, por exemplo, contratar uma operação de crédito para desenvolver um projeto, respeitando seus limites de endividamento junto à União, ou fazer o investimento via parcerias público-privada (PPPs), uma modalidade de concessão de serviço público.

A vantagem da PPP é que ela libera recursos para que o município invista em outras áreas como saúde e segurança, disse Rodolfo Torres, superintendente da área de desestatização do BNDES. Pela PPP, a dívida do projeto fica com o parceiro privado, deixando espaço fiscal para o município investir em outros setores, enfatizou Torres.

"Temos uma agenda intensa para iluminação pública com os municípios", disse ele. O BNDES tem uma estimativa de R$ 1 bilhão em investimentos no setor de iluminação pública, via PPPs, em oito projetos nos quais o banco está envolvido juntamente com municípios .

Fonte: Valor Econômico