UTE Pecém reutiliza 23% do efluente na geração de energia elétrica

Em: 01/08/2018 às 08:46h por

Buscando elevar os índices de eficiência de seus empreendimentos, a EDP Brasil implementou medidas voltadas à redução do consumo de água e de reuso dos efluentes gerados pela termelétrica Pecém, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE). Com a iniciativa, 23% do resíduo produzido – o equivalente a 20 mil metros cúbicos por mês – deixaram de ser descartados, fazendo parte agora do processo de geração da usina.

O projeto conta com um aporte anual de R$ 1,2 milhão, sendo 66% bancado pela EDP e 33% pela Eneva – empresa que tem participação na produção de Pecém II. O reaproveitamento e tratamento de efluentes foi realizado por um sistema de clarificação da água moderno e compacto. Até o fim do ano, a meta da companhia é praticamente triplicar o volume recuperado do recurso, passando de 20 mil para mais de 57 mil metros cúbicos mensais.

Outra inovação foi a implantação de um sistema de alta tecnologia, inédito no país, destinado ao tratamento da água de recirculação das torres de resfriamento, a fim de aumentar os ciclos de concentração de 3,5 para 12 vezes, e reduzir a necessidade de descarte e reposição de água. A iniciativa gerou, ainda, uma redução de até 80 mil metros cúbicos por mês no consumo hídrico do sistema de resfriamento da UTE. No total, a companhia informou ter alcançado uma economia de 100 mil metros cúbicos mensais.

Fonte: Canal Energia