ONS reduz para 1,6% previsão de alta do consumo de energia em 2018

Em: 31/07/2018 às 08:05h por

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a previsão de crescimento do consumo de energia este ano, de 3% para 1,6%. O dado faz parte da 2ª Revisão Quadrimestral do Planejamento Anual da Operação Energética 2018-2022, divulgada ontem pelo órgão, junto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

De acordo com as entidades, a redução da previsão de consumo de energia este ano, de 68.013 megawatts (MW) médios para 66.645 MW médios, se deve principalmente à queda brusca das expectativas de crescimento econômico do país, a partir de maio deste ano. A projeção anterior das três instituições considerava uma previsão de alta do PIB 2,6% este ano. A nova projeção de aumento do PIB considerada no estudo é de 1,6% - estimativa oficial da equipe econômica.

Segundo o documento, a redução da previsão para este ano também foi impactada pela greve dos caminhoneiros, ocorrida nas duas últimas semanas de maio e que afetou "significativamente a atividade econômica".

Fonte: Valor Econômico