Forte aumento de tarifas atrai grandes empresas para o mercado livre

Em: 31/07/2018 às 08:04h por

O encarecimento das tarifas de energia e a necessidade de competitividade atraem para o Ambiente de Livre Contratação (ACL) diversos segmentos da indústria. Além de permitir maior controle do consumo, modelo pode alavancar uso de fontes renováveis.

“A recente explosão tarifária causou uma corrida de empresas interessadas em fazer a migração. O mercado livre de energia permite preços e produtos diferenciados, enquanto o consumidor tradicional fica muito passivo, apenas usa e paga, não tem muita gestão”, aponta o diretor de regulação da Safira Energia, André Cruz.

Desde 2014 as tarifas de energia do País acumulam um aumento significativo, que pode chegar a 44% ao final de 2018, de acordo com estimativas da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Para fugir dessa inflação, empresas recorrem ao ACL, que permite contratos de fornecimento de longo prazo por um preço fixo. “Quando o preço de referencia do mercado livre está baixo e a tarifa do mercado regulado está alto, é o momento ideal de migrar. Então o consumidor fica protegido das variações”, explica a diretora de gestão da Electra Energy, Angela Saraiva.

Fonte: DCI