Enel estuda investir em transmissão de energia no Brasil

Em: 19/07/2018 às 07:20h por

Depois de pagar R$ 5,5 bilhões pela Eletropaulo, a gigante energética italiana Enel estuda investir no segmento de transmissão de energia brasileiro, onde já controla a Companhia de Interconexão Energética (Cien, estação conversora para a interconexão entre Brasil e Argentina). Segundo o principal executivo do grupo no mundo, Francesco Starace, uma decisão estratégica da companhia sobre o assunto deve ser tomada até o Natal. Antes disso, em novembro, a Enel anunciará o novo plano de investimentos da empresa, até 2021, já incluindo a maior distribuidora de energia da América Latina.

Em sua primeira entrevista exclusiva a um veículo brasileiro após a aquisição da Eletropaulo, vencendo batalha com a Neoenergia, da espanhola Iberdrola, em junho, Starace também admitiu que o grupo tem interesse por mais três distribuidoras no país, sendo duas da Eletrobras e a Light.

Caso se concretize, o investimento no setor de transmissão marcará mais um passo estratégico do grupo italiano no país, marcado nos últimos anos por aquisições agressivas. Entre as principais operações estão as aquisições das distribuidoras Eletropaulo, este ano, e Celg (atualmente Enel Distribuição Goiás), no fim de 2016, somando R$ 7,7 bilhões, e da hidrelétrica de Volta Grande (MG), por R$ 1,4 bilhão. Com a compra da Eletropaulo, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de distribuição da Enel no mundo, com cerca de 17 milhões de clientes, atrás apenas da Itália, com 31 milhões.

Fonte: Valor Econômico