Carta a Fábio Garcia divide associações dentro do Fase

Em: 17/07/2018 às 08:48h por

Uma carta de 25 linhas dirigida, no dia 10 de julho, ao deputado federal Fábio Garcia (DEM-MT), hipotecando apoio ao substitutivo oferecido ao PL 1917, de 2015 — que altera o marco legal e pretende modernizar as relações comerciais do setor elétrico brasileiro — dividiu o Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase).

A carta foi assinada por Mário Luiz Menel da Cunha, presidente do Fase (e da associação dos autoprodutores, a Abiape). O Fase reúne 23 associações empresariais com interesses variados no setor elétrico, mas, dessas, por razões diversas, nove não foram signatárias do documento. Das 14 organizações setoriais que o assinaram, 13 são associações e a restante é o Fórum do Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase), que tem uma atuação similar ao Fase, mas voltada exclusivamente para o meio ambiente.

De fato, a carta reproduz as logomarcas das 14 organizações signatárias e assinala que só elas, dentro do Fase, estão apoiando o substitutivo ao PL 1917. Entretanto, das nove associações que não apoiaram o documento, cinco (Abragel, Única, Abraget, Abrapch e Absolar) o fizeram por restrições ao conteúdo do substitutivo, que contraria interesses específicos dos respectivos segmentos.

Fonte: Paranoá Energia