Geração renovável atrai Petrobras e Total

Em: 11/07/2018 às 08:31h por

Seguindo o movimento crescente de aproximação das petroleiras globais com o setor de energias renováveis, a Petrobras também pretende se reposicionar e aumentar sua presença na área de energia limpa. A estatal brasileira assinou, nesta semana, um memorando de entendimentos com a francesa Total - e sua subsidiária Total Eren - para avaliar negócios conjuntos em energia solar e em eólica no Brasil.

O acordo marca uma reaproximação da petroleira com as renováveis. A empresa inaugurou seus primeiros e únicos parques eólicos em 2011 e seu único projeto de geração solar, em 2014, mas praticamente interrompeu seus investimentos no setor nos últimos anos. As iniciativas recentes da empresa na área se concentraram em alguns projetos de pesquisa e desenvolvimento. Em 2017, a estatal investiu R$ 52,4 milhões em P&D em tecnologias de baixa emissão, sendo R$ 11,4 milhões em solar e eólicas.

O diretor de estratégia, organização e sistema de gestão da Petrobras, Nelson Silva, destaca que, embora a companhia tenha se concentrado nos últimos dois anos em investir no pré-sal, com foco na sua reestruturação financeira, a petroleira nunca deu "um passo para trás" no seu interesse em renováveis.

Fonte: Valor Econômico