Articulação entre diferentes atores garantiu a inclusão do GSF no PL das distribuidoras

Articulação entre diferentes atores garantiu a inclusão do GSF no PL d

Em: 06/07/2018 às 09:11h por

Uma grande mobilização de lideranças politicas e empresariais e de profissionais ligados ao setor elétrico garantiu a inclusão da emenda que trata dos débitos do GSF no projeto de lei que facilita a venda das distribuidoras Eletrobras. O texto base do PL 10.322 foi aprovado na ultima quarta-feira, 4 de julho, e a expectativa do setor é de que a Câmara consiga votar os destaques na semana que vem para que o Senado aprove o texto em seguida.

No Legislativo, os principais interlocutores foram o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o deputado Júlio Lopes (PP-RJ), relator do texto final em plenário, mas envolveu também parlamentares como Arnaldo Jardim (PPS-SP) que foi relator do PL na Comissão de Minas e Energia; Fábio Garcia e Fernando Coelho Filho, ex-ministro de Minas e Energia.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel ( PT), também teve participação decisiva no processo, ao articular o apoio à emenda de algumas das principais lideranças partidárias na Câmara, incluindo Paulo Pimenta (PT-RS) e Carlos Zarattini (PT-SP); Arthur Lira (PP) e Baleia Rossi (MDB). A proposta do GSF também traz solução negociada para o impasse entre a Cemig e a União, que ameaça cobrar da estatal R$ 5 bilhões como ressarcimento do custo da exposição involuntária das distribuidoras a partir de 2013. O governo federal alega que o prejuízo teria sido provocado pela decisão da estatal de não aderir à renovação das concessões de geração nas condições estabelecidas pela Medida Provisória 579.

Fonte: Canal Energia