CCEE aponta estabilidade no consumo e geração de energia em junho

Em: 06/07/2018 às 09:11h por

Dados preliminares de medição compilados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica entre os dias 1º e 30 de junho apontam que o consumo e a geração de energia elétrica no país ficaram praticamente estáveis em comparação ao mesmo período de 2017. As informações constam na última edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

De acordo com o levantamento, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional ao longo de junho alcançou 58.588 MWmédios, valor praticamente igual ao consumido no mesmo no ano passado (58.560 MWmédios).

No Ambiente de Contratação Regulado, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, o consumo caiu 0,6%, considerando a migração de cargas para o mercado livre (ACL). Caso esse movimento fosse desconsiderado, haveria aumento de 0,7% no consumo.

Já no Ambiente de Contratação Livre, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, o consumo registrou incremento de 1,6%, índice que inclui as cargas oriundas do ACR na análise. Caso o movimento dos agentes fosse desconsiderado na análise, haveria redução de 1,3% no consumo.

Fonte: Canal Energia