Conselho do PPI aprova leilão de LTs para o quarto trimestre do ano

Em: 03/07/2018 às 08:52h por

O Conselho do Programa de Parcerias de investimentos aprovou a realização de um novo leilão de transmissão no quarto trimestre desse ano para contratação de, no mínimo, dez lotes de concessões com 4.807 km de linhas e 14.354 MVA em capacidade de transformação. Os investimentos previstos são de R$ 8,12 bilhões. Os empreendimentos ficarão localizados nos estados Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Pará, Rondônia e Bahia.

Os dez projetos do leilão de transmissão é parte de um pacote de 14 projetos na áreas de energia e de infraestrutura ferroviária e rodoviária, anunciado pelo governo nesta segunda-feira, 2 de julho, em entrevista coletiva após a 7ª reunião do conselho do PPI. Esses projetos, segundo o governo, somam R$ 100 bilhões. Os certames de transmissão fazem parte, porém, do planejamento de expansão do sistema e já são realizados regularmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

O Tribunal de Contas da União alterou no mês passado as regras de fiscalização dos processos de privatização e de licitação de empreendimentos, e determinou que os órgãos responsáveis por esses processos terão de enviar todas as informações ao tribunal com antecedência mínima de 150 dias da data prevista para publicação do edital. Considerando pelo menos mais 30 dias da publicação das regras do leilão até a data do certame, o processo levaria pelo menos seis meses, prazo que o governo, que acaba em dezembro, não tem em se tratando de novos empreendimentos.

Fonte: Canal Energia