Comissão deve opinar sobre regulação sob a ótica do consumidor de energia elétrica

Comissão deve opinar sobre regulação sob a ótica do consumidor de ener

Em: 02/07/2018 às 08:42h por

Uma comissão formada pela Aneel com a missão de ampliar a participação dos consumidores de energia elétrica nas decisões sobre a regulação do setor foi instalada na sede da agência nesta quinta-feira, 28 de junho. O grupo vai produzir avaliações de caráter opinativo sobre propostas de regulamentos apresentados em audiências e em consultas públicas pela agência reguladora.

Denominado de Comissão de Apoio ao Processo Regulatório sob a Perspectiva do Consumidor, o grupo é composto por integrantes de diferentes instituições, que vão atuar como representantes dos segmentos de consumo industrial, comercial, rural, residencial e poder público. Os titulares e suplentes escolhidos para a formação atual são profissionais ligados às confederações nacionais da Agricultura (CNA), do Comércio (CNC) e da Indústria (CNI); dos conselhos de consumidores de energia elétrica; do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (representando o mundo acadêmico); da Ordem dos Advogados do Brasil e da -Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Representantes da Aneel ficarão responsáveis pela coordenação do colegiado.

“A expectativa é que a Comissão questione os nossos regulamentos e traga contribuições relevantes para que, a partir de discussões construtivas, consigamos traduzir a linguagem técnica do setor elétrico e aproximar a regulação do consumidor final. As opiniões divergentes serão sempre bem-vindas, pois essa discussão enriquece o processo”, disse o diretor Tiago Correia, durante a instalação.

Fonte: Canal Energia