Subsidiárias da Eletrobrás somam prejuízo de R$ 22,3 bi

Em: 02/07/2018 às 08:41h por

As seis distribuidoras da Eletrobrás que o governo quer privatizar neste mês acumulam prejuízo de R$ 22,3 bilhões desde 1997, quando a União assumiu essas empresas. Obstáculos no Congresso e no Judiciário podem barrar a venda. Para analistas, as subsidiárias são um bom negócio mesmo com riscos. Chineses e indianos estão na disputa pelas companhias com grupos que já atuam no Brasil.

As seis distribuidoras da Eletrobrás que o governo espera privatizar no dia 26 de julho acumularam um prejuízo de R$ 22,3 bilhões desde 1997, quando a União assumiu essas empresas, temporariamente, com a intenção de vendê-las para a iniciativa privada. Vinte anos depois, o edital da venda está publicado, mas obstáculos no Congresso e no Judiciário, a poucas semanas do leilão, podem adiar novamente os planos.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski retirou a distribuidora de Alagoas (Ceal) da disputa até que Estado e governo federal se entendam sobre um ressarcimento que o governo estadual diz ter direito de receber. No Congresso, ainda é preciso votar o projeto de lei que resolve pendências das distribuidoras do Norte, principalmente a Amazonas Energia. O projeto é essencial para que não haja aumento bilionário nas dívidas da empresa.

Fonte: O Estado de S. Paulo