Aneel planeja mega leilão de transmissão no segundo semestre

Em: 29/06/2018 às 09:02h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica deverá realizar um leilão de transmissão que promete ser o maior já realizado para esta modalidade no Brasil. A perspectiva inicial é de que os investimentos somados em todos os lotes que deverão ser colocados no certame do segundo semestre é de R$ 15 bilhões, divididos, inicialmente, em 30 lotes, mas essa configuração ainda não está fechada. O que se sabe é que serão 71 empreendimentos e 6.950 quilômetros de linhas de transmissão, mais 15 mil MVAs de capacidade de transformação. Esse anúncio veio na esteira do certame bem sucedido desta quinta-feira, 28 de junho, realizado na seda da B3, em São Paulo.

A Aneel, comentou o diretor André Pepitone, classificou essa disputa como extremamente exitoso, pois atingiu seu objetivo de conceder todos os 20 lotes e que levaram a um deságio médio de 55,26%. Esse, segundo a agência reguladora, é o maior desconto médio já reportado em leilões dessa natureza. Esse nível de deságio da RAP pode ser mantido no próximo certame, segundo o presidente da Comissão Especial de Licitação da Aneel, Romário Batista de Oliveira, em decorrência da busca por competitividade dos lotes que vem aumentando e hoje está em um volume médio de mais de 10 participantes por lote.

Fonte: Canal Energia