Leilão de transmissão confirma expectativa e licita todos os 20 lotes

Em: 29/06/2018 às 09:01h por

Após um atraso de sete horas para seu início e mais de cinco horas de duração, terminou o primeiro leilão de transmissão do ano realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Conforme esperado pelo mercado, o certame negociou todos os 20 lotes colocados em disputa que somam 2,6 mil quilômetros de extensão em linhas e mais 12,2 mil MVA de capacidade de transformação. Foi registrado o maior deságio médio da história dos leilões de transmissão, de 55%, segundo a organização do certame.

O leilão foi marcado pela suspensão da disputa por conta de uma liminar concedida pelo TRF-1 a pedido da JAAC que foi impedida de participar da disputa. O imbroglio adiou o certame que começaria às 9H desta quinta-feira, 28 de junho, para às 16h. E a empresa geradora da liminar acabou o certame sem nenhum lote arrematado.

O maior vencedor do certame foi a indiana Sterlite Power Grid que ficou com seis lotes e investimentos que somados alcançam R$ 3,6 bilhões. Em seguida outro destaque ficou com a desistência da Taesa do lote 1 após o consórcio no qual participava, junto com a Cteep, apresentar deságio de 66,65%. A Cteep ainda apresentou o maior desconto do certame, no lote 10, com 73,92%.

Fonte: Canal Energia