Regulamentação deve acelerar mobilidade elétrica no Brasil

Em: 28/06/2018 às 09:13h por

A definição de regras para a recarga de veículos elétricos no Brasil deve ser um primeiro passo para incentivar a mobilidade elétrica no país, apesar de ainda ser necessária a criação de incentivos para ampliação da frota desse tipo de veículo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu, na semana passada, as condições para a atividade de recarga de veículos elétricos, e decidiu por um mercado livre, sem preços definidos e não dependente do monopólio das distribuidoras de energia. O carregador dos veículos será considerado um prestador de serviço, e não venda de energia.

A avaliação das principais companhias com atuação no segmento de mobilidade elétrica é que isso vai fomentar o desenvolvimento deste mercado. "É um início para um mercado em que hoje algumas empresas já têm feito aposta, mas ainda é muito embrionário. Com a nova regra, a expectativa é que outras empresas comecem a olhar a mobilidade elétrica", disse Nuno Pinto, gerente de Marketing da EDP Energias do Brasil e um dos responsáveis pelo projeto de carregadores elétricos da companhia.

O setor de mobilidade é uma aposta das empresas do setor elétrico. "Na nossa visão, a tecnologia vai crescer e ser dominante. A dúvida é qual será a velocidade do processo", disse Renato Povia, gerente de inovação da CPFL Energia.

Fonte: Valor Econômico