Rede inteligente avança e sistemas são reconfigurados

Em: 28/06/2018 às 09:12h por

O sistema de transmissão de energia que corta o Paraná será reforçado. Para diversificar suas receitas no país, a Engie estreou no setor ao arrematar, no leilão de transmissão realizado no fim de 2017, um lote com extensão de 1.146 quilômetros no Estado. A finalidade do lote é atender a região Centro-Sul do Paraná, cortando 25 cidades. Serão investidos R$ 2 bilhões no empreendimento, cujo início de energização está previsto para janeiro de 2020, com término em setembro de 2021.

O financiamento da obra ainda não está fechado. "A ideia é estruturar um project finance de longo prazo durante o ano de 2019, pois a maior parte do investimento ocorrerá apenas em 2020 e 2021, após a fase de licenciamento ambiental. Provavelmente será uma combinação de linhas do BNDES com debêntures de infraestrutura", diz o diretor-presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini. Atualmente, a equipe da empresa elabora os estudos ambientais e arqueológicos, para obter as licenças prévias e a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Já as licenças de instalação são aguardadas para o segundo semestre de 2019.

Outra novidade no Paraná é a criação da primeira eletrovia do país com a instalação de postos de abastecimento para veículos elétricos, também chamados de eletropostos. No total, serão instaladas dez estações de recarga em 700 quilômetros da BR-277, cortando o Estado de leste a oeste, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. A iniciativa é uma parceria da Itaipu Binacional e a Copel. Os dois primeiros eletropostos foram inaugurados em março em Curitiba e Paranaguá. Ainda neste ano serão instaladas as unidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. Todos serão hospedados em postos de combustíveis ao longo da rodovia, com distância de aproximadamente cem quilômetros entre um e outro.

Fonte: Valor Econômico