Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Evento internacional de geração distribuída termina com debate sobre modelos de negócios

Evento internacional de geração distribuída termina com debate sobre m

Em: 26/06/2018 às 08:57h por

O segundo dia do Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída foi marcado pela apresentação de pesquisas sobre Geração Distribuída (GD) no Brasil, Estados Unidos e Colômbia. Também foram debatidos modelos de negócios relacionados à Resolução Normativa 482/2012, que regulamenta o tema.

O professor Nivalde de Castro, do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), falou sobre o projeto de P&D de inovação regulatória, cujo principal objetivo é consolidar conhecimento para analisar, de forma isenta, o impacto econômico da difusão da GD em três distribuidoras do Grupo Energisa. “O projeto tem duração de dois anos e conta com o trabalho de 15 pesquisadores nacionais e internacionais”, ressaltou Castro.

Walmir Freitas, professor da Unicamp, apresentou o projeto Telhados Solares, que consiste em 231 sistemas fotovoltaicos que somam aproximadamente 850 kWp (quilowatts-pico) em unidades consumidoras atendidas por redes secundárias. O projeto tem duração de quatro anos (10/2014 – 09/2018) e investimento de R$ 14,8 milhões. “Os principais impactos técnicos observados foram: deterioração dos valores de fator de potência e violações dos limites superiores de tensão de atendimento (sobretensão), dos limites de desequilíbrio de tensão e dos limites térmicos de condutores”, enumerou Freitas. Diante do resultado, a principal recomendação foi em relação aos procedimentos de controle de tensão, de compensação de potência reativa e de transferência de carga.


Fonte: Ambiente Energia