AES Tietê pede para incluir baterias em leilão em Roraima

Em: 20/06/2018 às 08:43h por

A nova aposta da AES Tietê é em emplacar a tecnologia das baterias para armazenamento de energia no leilão de eficiência energética que deve ser realizado em Roraima. "O governo tem trabalhado com a Abaque [Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia] para tentar promover no leilão de Roraima o que chamam de 'micro grid', uma composição de geração, bateria e controle de demanda", disse Ítalo Freitas, presidente da geradora de energia, em conversa com jornalistas durante o evento Energia em Foco, promovido pela AES Brasil.

No início de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou a proposta do novo tipo de leilão, que foi colocado em consulta pública. A ideia é incentivar medidas que reduzam o consumo de energia por meio da eficiência energética. O estado de Roraima, que não está interligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), deve ter um projeto piloto.

Segundo Freitas, essa é uma oportunidade para que as baterias sejam instaladas de forma associada à geração, ajudando a suportar a demanda por energia em uma determinada área.

Fonte: Valor Econômico