Governo já não prevê venda este ano

Em: 19/06/2018 às 07:20h por

O governo já não trabalha mais com a possibilidade de privatizar a Eletrobras este ano. No entanto, para criar uma agenda positiva e ajudar a “limpar” o balanço da empresa, o Executivo quer acelerar a venda das distribuidoras da estatal que operam no Norte e Nordeste. Segundo integrantes da área econômica, o importante agora é dar condições para que a Eletrobras tenha fôlego para aguentar o atraso no processo de privatização.

Um passo importante, apontam essas fontes, será a aprovação pela Câmara do projeto de lei que facilita a privatização das distribuidoras. Já existe um requerimento de urgência para a votação do texto, que deve ser apreciado pelos deputados esta semana. Isso abre caminho para que o projeto da privatização das empresas tenha a votação concluída mais rapidamente.

— É preciso resolver a questão das distribuidoras para garantir a saúde da Eletrobras. A votação da urgência do projeto de lei vai ajudar. Cria um ambiente favorável para o andamento do assunto — disse um integrante do governo.

Altamente deficitárias e com problemas operacionais que pesam no balanço da holding, as seis empresas atuam em Alagoas, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Piauí. Segundo os interlocutores do governo, caso não passem para as mãos da iniciativa privada, elas precisarão ser liquidadas.

Fonte: O Globo