BNDES tem retorno de R$ 2 bi com Eletropaulo

Em: 18/06/2018 às 08:56h por

O BNDES calcula ter obtido retorno de cerca de R$ 2 bilhões após duas décadas de apoio financeiro à Eletropaulo. O banco deixou o capital da elétrica, no início do mês, durante oferta pública de ações (OPA) na qual a Enel adquiriu 73% da distribuidora, por 5,5 bilhões, ou R$ 45,22 por ação. Na operação, o BNDES embolsou R$ 1,42 bilhão, ao se desfazer de sua participação de 18,7% na empresa. Além disso, o banco ainda mantém uma fatia de 28,3% da geradora AES Tietê, equivalente a uma cifra de R$ 1,4 bilhão, em valor de mercado.

De acordo com o BNDES, o retorno de R$ 2 bilhões considera o valor obtido com a liquidação da participação na Eletropaulo e os dividendos obtidos com a distribuidora e com a geradora AES Tietê nos últimos oito anos. O crédito de US$ 1,2 bilhão, relativo à renegociação da dívida da AES, em 2003, foi integralmente recuperado pelo banco em 2010.

Segundo a diretora de Investimentos do BNDES, Eliane Lustosa, o caso da Eletropaulo está em linha com a estratégia da instituição, de apoiar empresas, melhorar a governança corporativa delas e vender sua participação. "A flexibilidade do banco poder ter esse papel [de credor e investidor] e atuar em diversos instrumentos permitiu manter a empresa [Eletropaulo] funcionando e ainda ter a rentabilidade que tivemos ao final", afirmou ela. "Investimos, acompanhamos, cumprimos o nosso papel e desinvestimos. Esse é um ciclo que a BNDESPar [braço de participações do banco] faz em todas as suas participações", completou.

Eliane explicou que os recursos obtidos com a liquidação da participação na distribuidora farão parte do fluxo natural do banco e destinados estrategicamente a estimular a participação da iniciativa privada. As principais alternativas de aportes são em fundos de direitos creditórios, para incentivar a liquidez em novos mercados de dívida; fundos que apoiam projetos de inovação ou diretamente nos próprios projetos; ou em empresas de menor porte, entre outros.

Fonte: Valor Econômico