Consumo de energia tem queda 3,2% em junho, afirma CCEE

Em: 18/06/2018 às 08:55h por

Dados de medição compilados pela CCEE entre os dias 1º e 12 de junho indicam queda de 3,2% no consumo e de 2,8% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2017. As informações constam no último boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Nas primeiras duas semanas de junho, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 57.143 MW médios, valor 3,2% inferior ao consumido no mesmo período do ano passado. A redução aconteceu tanto no mercado livre como na energia fornecida pelas distribuidoras, quando são desconsideradas as migrações de um ambiente para outro.

No Ambiente de Contratação Regulado – ACR o consumo caiu 3%, índice que considera a migração de cargas para o mercado livre (ACL). Caso esse movimento fosse desconsiderado, haveria queda de 1,8% no consumo.

O consumo também teve decréscimo no Ambiente de Contratação Livre – ACL , que registrou baixa de 3,6%, no indicador que inclui as cargas oriundas do ACR na análise. Caso o movimento dos agentes fosse desconsiderado na análise, a retração no índice seria de 6,3%.

Fonte: Canal Energia