Setor se articula para facilitar privatização de distribuidoras

Em: 15/06/2018 às 08:36h por

Associações do setor elétrico estão se articulando para incluir uma proposta de solução para o problema do risco hidrológico no Projeto de Lei nº 10.332, de 2018, que possibilitará a privatização das distribuidoras da Eletrobras. O déficit do GSF (sigla em inglês para a relação entre a energia que as hidrelétricas de fato geraram e o montante que elas haviam comercializado), é responsável por uma inadimplência de R$ 6,2 bilhões no mercado elétrico. O governo, no entanto, é contrário a ideia e está buscando uma solução para o GSF no âmbito regulatório.

"Estamos tentando sensibilizar governo e parlamentares para equacionar o problema do GSF. E essa solução não traz nenhum impacto para o consumidor [no curto prazo]", afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel), Reginaldo Medeiros, ao Valor.

Segundo ele, o setor está se mobilizando para tentar inserir uma emenda de consenso no texto do PL 10.332 para solucionar o problema do GSF. O texto original já recebeu 26 propostas de emendas. É a terceira vez que o setor tenta uma solução para o risco hidrológico no período de um mês. O assunto estava previsto na MP 814 e depois foi feita uma tentativa de reapresentar a MP apenas com os artigos que tratavam do GSF.

Mário Menel, presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase), explicou que passou a semana tentando convencer o Congresso que o GSF está travando o mercado como um todo. "Afeta por exemplo o setor sucroalcooleiro, empresas de menor porte estão sem ter combustível para gerar e são credoras", disse Menel.

Fonte: Valor Econômico