Dólar pode elevar tarifas de energia elétrica no Brasil

Em: 15/06/2018 às 08:36h por

A valorização do Dólar frente à moeda brasileira eleva ainda mais as tarifas de energia no Brasil, principalmente para os consumidores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Isso ocorre porque a energia entregue pela hidrelétrica de Itaipu é dolarizada.

Para os consumidores atendidos pela Light, por exemplo, o efeito da recente escalada da moeda norte-americana só será percebido a partir de março de 2019. Já para os consumidores atendidos por Copel (PR), Eletropaulo (SP) e Celesc (SC), a pressão do Dólar será percebida já em 2018.

O Dólar iniciou o ano cotado a R$ 3,26. Até 29 de março, a moeda se matinha comportada e era negociada a R$ 3,30/US$. A partir dessa data, a cotação entrou em uma curva exponencial ascendente e no dia 7 de junho fechou em R$ 3,92, após bater R$ 3,96. A moeda norte-americana não era cotada acima dos R$ 3,90 desde o dia 2 de março de 2016.

Preocupado com a disparada do Dólar e seus impactos na já frágil economia brasileira, desde o início do mês o Banco Central entrou em campo para conter a trajetória de alta. Nesta quinta-feira, o Dólar fechou a R$ 3,81.

Fonte: Canal Energia