Trabalhadores apresentam proposta alternativa à privatização do grupo Eletrobras

Trabalhadores apresentam proposta alternativa à privatização do grupo

Em: 14/06/2018 às 08:31h por

Representantes dos trabalhadores da Eletrobras apresentaram uma proposta alternativa à privatização da estatal e de suas subsidiárias, incluindo as seis distribuidoras do Norte e do Nordeste do país. Ela prevê a separação dessas companhias da holding e a criação da Empresa Brasileira de Distribuição, que assumiria o controle das empresas de distribuição federais e poderia absorver também a Companhia de Eletricidade do Amapá.

A EBD nasceria como uma companhia de capital aberto, mas a oferta de ações seria feita, no primeiro momento, apenas aos empregados das companhias. Eles poderiam usar o saldo do FGTS ou recursos de empréstimos concedidos com condições diferenciadas para compra essas ações.

A União continuaria majoritária, mas os trabalhadores assumiriam o papel de protagonistas na recuperação das empresas, inclusive com um assento no Conselho de Administração. A abertura de capital à iniciativa privada ocorreria apenas após o saneamento dos problemas estruturais das empresas.

Baseada em emenda do deputado Leonardo Quintão (MDB-MG) ao PL da Eletrobras, a proposta dos sindicatos dos eletricitários também sugere um projeto de lei específico autorizando a abertura de capital das subsidiárias de geração e transmissão da Eletrobras no Novo Mercado da B3. A emissão seria limitada a 49% do capital total e a 25% das ações de cada empresa. A prioridade mais uma vez seria para aos trabalhadores, que poderiam usar seu saldo do FGTS.

Fonte: Canal Energia