Premiê russo diz que é preciso garantir energia para a Crimeia

Em: 24/03/2014 às 12:41h por G1

O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev disse nesta segunda-feira (24) que negociações internacionais serão necessárias para garantir os fornecimentos de água e energia para a região da Crimeia.

"Essa questão precisa ser decidida por meio de negociações internacionais", disse Medvedev em reunião ministerial, sugerindo que a Rússia pode se envolver com a Ucrânia neste tema. "Precisamos escolher a melhor forma de abastecer a península."

A Crimeia recebe cerca de 80% de sua eletricidade, 85% de sua água e grande parte de seu gás da Ucrânia, disse Medvedev.

Medvedev ordenou também nesta segunda-feira que fosse agilizada a integração política e econômica da Crimeia, onde entrou em vigor agora o rublo como moeda de troca após o ingresso da república na Federação da Rússia. "A concessão da cidadania russa aos habitantes da Crimeia tem uma grande importância. O Serviço Federal de Imigração (SFI) deve completar esse processo para o verão", afirmou Medvedev, citado pelas agências locais.

Sobre o tema, o SFI adiantou que nos próximos três meses, os 2 milhões de crimeanos terão recebido o passaporte russo, trâmite que leva entre 3 e 5 dias.

Medvedev adiantou que o governo russo cogita conceder à Crimeia o status de Zona Econômica Especial a fim de acelerar seu crescimento e incentivar os investimentos.