A-3 recebe inscrição de 3,2GW de térmicas

Em: 21/03/2014 às 12:35h por Jornal da Energia

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a fase de cadastramento de projetos interessados em participar do próximo leilão de energia nova A-3, marcado para 6 de junho. Segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, a grande surpresa ficou por conta da oferta de térmicas a gás natural, que totalizam uma capacidade instalada de quase 2.989MW. Também foram cadastradas 270MW de térmicas a biomassa.

No total, foram inscritos 16.258MW em projetos, sendo 12.286MW de usinas eólicas. Apenas um projeto hidrelétrico de maior porte foi inscrito no leilão, referente à expansão da usina de Santo Antônio, no rio Madeira (Rondônia), enquanto 17 empreendimentos de PCHs querem participar da disputa.

Na avaliação de Tolmasquim, o grande número de projetos inscritos no leilão indica que a demanda das distribuidoras de energia elétrica deve ser atendida a preços competitivos. “Mais uma vez as eólicas são o grande destaque do leilão, com uma oferta de capacidade instalada maior que da hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW-PA)”, destacou Tolmasquim.

Os projetos inscritos ainda terão que passar pela fase de habilitação da EPE para assim poder participar do certame, que visa abastecer o mercado consumidor do país no ano de 2017.

Destaque Estadual
O Estado que mais concentra projetos é a Bahia, com 4.732MW eólicos e uma térmica a gás natural (371MW). Em segundo lugar está o Ceará, com 2.197MW eólicos e uma UTE a gás natural (369MW); seguido do Rio Grande do Sul, com 2.155MW eólicos, 38MW em PCHs, e 37MW em térmica a Biomassa.