Balão em forma de rosquinha gigante produz energia eólica

Em: 21/03/2014 às 12:34h por Estadão

SÃO PAULO - Uma turbina inflável em forma de rosquinha gigante está sendo apresentada como solução para a geração de energia sustentável.

O protótipo da turbina voadora vai ser lançado pela empresa Altaeros Energias, que busca apoio financeiro de investidores para entrar no mercado.

O projeto mostra que a indústria de geração de energia está percebendo que, quando se trata de turbinas, quanto maior, melhor.

A turbina da Altaeros é montada dentro de um balão cheio de gás hélio que flutua a cerca da 300 metros de altura, preso à terra por cabos de aço.

A turbina denominada Altaeros Buoyant Airborne (BAT) utiliza a tecnologia aeroespacial  comprovada para produzir energia a partir da força do vento a uma altura superior que a das torres eólicas convencionais.