Ilha espanhola será a primeira do mundo autônoma em energia

Em: 21/03/2014 às 12:33h por Zero Hora

ilha canária de El Hierro, no Atlântico, vai inauguarar em junho uma central hidro-eólica que permitirá, em poucos meses, transformar o local na primeira ilha do mundo 100% autônoma, graças às energias renováveis.

- A central introduzirá a energia no sistema de forma paulatina - explicou a porta-voz da central Gorona del Viento, Cristina Morales.

- No final do ano, se tudo correr bem, poderemos chegar a 100% da energia da ilha produzida deste modo - completou.

Esta ilha de origem vulcânica, com superfície de 278 km² e quase 11 mil habitantes, "é um lugar idôneo porque é pequena e com consumo reduzido, para testar um sistema de produção de energia totalmente renovável", afirma.

A central, com orçamento de 80 milhões de euros, pertence em 60% às autoridades locais da ilha, em 30% à empresa de energia elétrica Endesa, filial do grupo italiano Enel, e em 10% ao Instituto Tecnológico das Canarias.

Combinando as energias eólica e hidráulica, esta central garantirá uma produção constante de energia, com um custo muito menor que o da energia atual. A ilha funciona quase exclusivamente com fontes convencionais.